Barragem da Hidrelétrica Santo Antônio é segura.

A construção da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho (RO), foi iniciada em setembro de 2008, após seis anos de estudos técnicos. Durante todo o período de construção da usina, agentes reguladores do setor elétrico realizaram fiscalizações de rotina. Desde dezembro de 2016, a Hidrelétrica Santo Antônio está na fase de geração plena, ou seja, com todas as 50 turbinas gerando energia, sendo seis delas com energia destinada para Rondônia e Acre.

 A barragem da Hidrelétrica Santo Antônio é composta, em quase sua totalidade, por concreto e aço. Para se ter uma ideia, a quantidade de concreto usada na implantação da usina daria para construir 40 estádios como o Maracanã. O aço usado seria suficiente para erguer 18 Torres Eiffel. Todos os critérios e normas internacionais de engenheira foram seguidos e monitoramentos são feitos periodicamente. Tudo isso garante a resistência e a segurança da estrutura, desde as fundações até onde estão instaladas as turbinas e vertedouros.

 Mais de 600 instrumentos fazem o monitoramento da barragem, podendo detectar qualquer alteração. Uma equipe de topógrafos, engenheiros, técnicos de instrumentação e auxiliares realiza a leitura e as medições de todos estes aparelhos. As informações são analisadas por uma consultoria externa, que avalia e interpreta os dados coletados pela equipe da Hidrelétrica Santo Antônio.

Por possuir alta tecnologia, desde sua construção até os dias atuais, nunca foi registrada qualquer anormalidade que comprometesse a segurança da barragem.

Clique aqui e veja o video

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *