Conheça as curiosidades do gigante rio Madeira

A Hidrelétrica Santo Antônio está localizada no gigante rio Madeira,  que é considerado um rio “jovem” e com 20curso ainda em formação. Ele tem uma extensão de cerca de 3.300 quilômetros, nascendo na Cordilheira dos Andes, no encontro dos rios

Beni e Mamoré, na Bolívia; e Madre Dios, no Peru.

O nome do Madeira tem origem nas águas barrentas que carregam em seu curso galhos,  troncos e até mesmo árvores inteiras que se desprendem de suas margens. Para ser ter uma ideia, no período de cheia, cerca de nove mil troncos descem pelo rio. Porém, nem todos o conhecem por este nome. Os indígenas, por exemplo,  chamam o rio de Cuyari, que significa amor. Já pelos nativos, ele era conhecido como Iruri, o rio que treme.

O Madeira possui a maior biodiversidade do mundo entre os rios já estudados.  Mais de mil espécies de peixes, sendo 40 raros e desconhecidos, foram catalogados por pesquisadores durante estudos realizados pela Santo Antônio Energia. Nele, são encontradas diversas espécies de peixes de grande porte como pirarara, dourada, jaús e piraíbas que chegam a ter dois metros de comprimento.

As pesquisas deram origem ao livro Peixes do Rio Madeira, que pode ser acessado no site www.santoantonioenergia.com.br.

3

Há ainda diversas curiosidades históricas, entre elas, as primeiras expedições que foram realizadas nos séculos 16 e 17, por  espanhóis e portugueses que desbravaram a Amazônia, os desafios para subir o rio repleto de trechos encachoeirados e os 445 mil achados arqueológicos como, por exemplo, os fragmentos cerâmicos de vasos, pedras que eram usadas como machadinhas, entre outras amostras históricas de sete sete mil anos atrás. Os materiais foram encontrados por uma equipe contratada pela Santo Antônio Energia.

Quer saber mais sobre este gigante? Acesse www.portaldoriomadeira.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *