Dia do Índio – 19 de abril

No dia em que é comemorado o Dia do Índio, 19 de abril, a Santo Antônio Energia relembra o apoio que dá às comunidades indígenas Karitiana, Karipuna, Cassupá e Salamãi. Desde 2009, a empresa desenvolve ações com estas etnias que estão fora da área de influência direta da hidrelétrica, mas que foram contempladas pelo Programa de Apoio às Comunidades Indígenas, previsto para o licenciamento da Hidrelétrica Santo Antônio.

Todas as ações estão focadas nessas comunidades com objetivo ajudá-las a manter o seu patrimônio e cultura. Veja os pilares que orientam as ações desenvolvidas.

– Incentivo às atividades produtivas e geração de renda. Foram estruturadas as associações das comunidades, realizados cursos e entrega de materiais, ferramentas e equipamentos.

– Incentivo à cultura e melhorias das condições de educação. Foram construídas escolas (uma na Aldeia Central – Terra Indígena Karitiana e outra na Aldeia Panorama – Terra Indígena Karipuna) e patrocinadas ações culturais, como a 1ª Feira de Cultura da Aldeia Karitiana.

– Melhoria da saúde. Foram construídos postos de saúde nas aldeias, distribuídos mosquiteiros impregnados com inseticida para prevenir a malária, além da reforma e ampliação da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) e construção do Módulo Sanitário na Aldeia Bom Samaritano na Terra Indígena Karitiana.

– Vigilância e proteção das terras indígenas. Foram entregues itens permanentes para a Funai, que utiliza o material no trabalho de vigilância e proteção das terras indígenas Karipuna, Karitiana e de aldeias isoladas, especialmente no combate às invasões. A empresa também construiu dois postos de vigilância – um localizado na Terra Indígena Karitiana e outro na Terra Indígena Karipuna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *