Gigantes e modernos: conheça os caminhões guindaste utilizados na hidrelétrica

A Hidrelétrica Santo Antônio possui modernos equipamentos que dão suporte ao pleno funcionamento da usina. Exemplos são os caminhões guindaste, que são os maiores do empreendimento, com mais de 15 metros de comprimento, utilizados para atividades de elevação e movimentação de materiais pesados como os transformadores  e os painéis dos vertedouros. Também são estes caminhões guindaste que transportam pessoas em cesto suspenso em áreas de difícil acesso.

Um dos operadores desses equipamentos é Halyson Portugal, que trabalha na hidrelétrica há seis anos. “Este equipamento é de fundamental importância. Sem ele, não seria possível fazer manutenção nos locais mais isolados ou transportar objetos pesados”, declara.

O caminhão guindaste dá apoio às áreas de engenharia, manutenção das unidades geradoras e meio ambiente. O equipamento pode içar cargas de até 220 toneladas graças a sua super estrutura que conta com importantes contrapesos e uma lança telescópica que pode alcançar até 82 metros de altura. O sistema de operação do equipamento é todo eletrônico, sendo possível delimitar a área em que a lança irá girar, medir a velocidade do vento e até saber se a pressão do dispositivo que garante a estabilidade do equipamento no chão está correta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *