Skip to main content
Imagem_Superiror t

Hidrelétrica Santo Antônio entrega última turbina do projeto original

 

A 44ª turbina da Hidrelétrica Santo Antônio – última unidade geradora do projeto original, entrou em operação comercial rigorosamente dentro do cronograma estabelecido no leilão de 2007.

Com isto, a hidrelétrica, que completa oito anos de construção em setembro deste ano, torna-se o primeiro empreendimento localizado no rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia, a finalizar a fase de motorização do projeto original, com 44 turbinas em funcionamento e 3.150,43 Megawatts de potência instalada – energia suficiente para atender mais de 40 milhões de pessoas.

A autorização para entrada em funcionamento de mais esta unidade geradora foi publicada na edição de quarta-feira, dia 29 de junho, no Diário Oficial da União, a partir do despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“O funcionamento desta turbina é um marco importantíssimo para o nosso empreendimento. Além de ser muito gratificante por retratar a superação de inúmeros desafios para implantar uma hidrelétrica deste porte em plena Amazônia, é motivo de orgulho perceber que o nosso projeto está se transformando em exemplo de sustentabilidade e eficiência”, ressalta o presidente da Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto.

Segundo o executivo, a partir de agora os trabalhos se concentram na finalização da montagem e nos testes das seis turbinas adicionais que compreendem o projeto de a expansão da hidrelétrica, dedicadas exclusivamente para fornecer energia para Rondônia e Acre, contribuindo assim para a segurança e estabilidade do sistema elétrico regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *