Você sabia que o tracajá pode viver até 90 anos?

O tracajá (Podocnemis unifilis) é uma espécie de cágado bastante comum na Região Amazônica. Ele vive cerca de 90 anos e pode chegar a 68 centímetros de comprimento. Sua alimentação é rica em sementes, frutos, raízes, insetos, crustáceos e moluscos.
Esta espécie prefere os rios de águas escuras com correntes fracas. A  reprodução do animal acontece anualmente com a desova sendo feita em barrancos e bancos de areia. O tracajá põe cerca de 30 ovos, sendo que  somente um ou dois atingem a idade adulta. Os principais predadores são os crocodilos, onças, aves de rapina e algumas espécies de peixes.

Curiosidade
As tartarugas, tracajás e jabutis são repteis de carapaça (casco). Eles são parecidos, mas não são iguais. As tartarugas vivem dentro da água e saem somente para tomar sol ou desovar. Já os tracajás (cágados) conseguem realizar suas atividades dentro e fora da água. Os  jabutis vive somente em terra.

A foto acima mostra um Tracajá resgatado próximo à Hidrelétrica Santo Antônio e depois solto em uma área sem interferência da usina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *