8 de julho: Dia do Agricultor!

A data merece muitas comemorações já que mais de 70% dos alimentos consumidos na sua mesa, seja aqui em Rondônia ou em outros Estados, são provenientes da agricultura familiar.

Nos reassentamentos construídos pela Santo Antônio Energia para receber as pessoas que moravam na área da hidrelétrica e do reservatório, várias famílias se dedicam à agricultura. É o caso do senhor Antônio Varini e da esposa Lídia, conhecida carinhosamente como “Lidoca”. Eles vivem no reassentamento São Domingos, na margem esquerda do rio Madeira, e implantaram, com o apoio da Santo Antônio Energia, a hidroponia, que é o cultivo sem solo, usando água no lugar da terra.Eles cultivam alface, couve, rúcula e coentro hidropônicos que são comercializados nas feiras de Porto Velho. Esta família não é moleza!

Eles também criam pirarucu e tambaqui e já almejam iniciar uma criação de galinha caipira. No reassentamento Riacho Azul, Dona Neuraci Monteiro, carinhosamente chamada de Dona Neura, cuida com capricho da plantação de mandioca e produz também, com a ajuda da família, uma gostosa farinha. O irmão dela, Luiz Monteiro, construiu uma pequena indústria de produção de farinha de tapioca. São muitos exemplos da agricultura familiar nos reassentamentos, mas como temos que evitar “textão” no Facebook, ficamos por aqui! Feliz Dia do Agricultor.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *