Abertura das comportas – como é feita esta operação

Nascer
Nascer do sol no vertedouro (2010)

A operação de abertura ou fechamento das comportas dos vertedouros é uma das lendas urbanas que circulam em Porto Velho. Há pessoas que juram que as comportas da Hidrelétrica Santo Antônio são abertas todas as noites, perto da meia noite.

 

Levando em conta que a função técnica das comportas de um vertedouro é extravasar o volume de água não aproveitado para geração em uma usina hidrelétrica e também regular o nível do reservatório, estas serão abertas e fechadas tanto de noite como de dia. A operação será definida de acordo com a quantidade de água que entra no reservatório da usina. Essa informação é recebida das réguas telemétricas instaladas ao longo dos rios Mamoré, Abunã e Madeira, bem antes da Hidrelétrica Santo Antônio e transmitidas em tempo real para o Centro de Operação da Geração.

 

Foto Cléris Muniz
Foto Cléris Muniz

O funcionamento das comportas dos dois vertedouros é previsto através do Plano de Operação de Comportas (POC), elaborado e implantado pela Eletrobras Furnas, que era a empresa contratada para fazer a operação da Usina, atividade que hoje é realizada pela própria Santo Antônio Energia, conforme explica o coordenador de Operações da Hidrelétrica, Edson Kikuchi.

 

“Cada hidrelétrica tem o deu Plano, de acordo com as características da região em que está instalada. A operação de abertura e fechamento das comportas são executados por telecomandos, possuindo um software para calcular a abertura ou fechamento das comportas de acordo com a vazão das águas que chegam ao reservatório, os níveis de montante (acima da barragem) e jusante (abaixo da barragem), da operação das turbinas”.

IMG00293-20120515-1044

 

Kikuchi também explica que conforme determinação do POC e as condições da hidrologia determinam, dependendo da necessidade, a abertura das comportas se dá do meio para as extremidades. “Conforme a vazão vai aumentando, vão abrindo as comportas. É o programa de computador que determina quantos metros vou abrir em cada vão do vertedouro mantendo assim o nível do reservatório estável por volta da cota 70,50m. O monitoramento remoto permite saber com até dois dias de antecedência, para não ter grandes variações abaixo da barragem”.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *