Almoxarifado da hidrelétrica armazena produtos curiosos

O almoxarifado da Hidrelétrica Santo Antônio, implantado em 2013, é maior que um campo de futebol e possui cerca de dez mil itens como componentes elétricos, mecânicos, Equipamentos de Proteção Individual, entre outros objetos.

Este é o almoxarifado da Hidrelétrica Santo Antônio. Nele estão armazenados os componentes elétricos, mecânicos, Equipamentos de Proteção Individual, entre outros objetos.

O objeto mais pesado tem nome curioso: transformador de excitação. Com sete toneladas, o equivalente a nove carros populares, ele é responsável pela geração de um campo eletromagnético que transformar a energia mecânica em energia elétrica. Em meio a tantos itens diferentes, a válvula reguladora chama atenção pela sua aparência que lembra uma “peça espacial”. Ela é responsável pelo controle de saída de água das turbinas da usina.

O analista Almoxarife, Roger Nepitali, explica que além do local de armazenamento dos itens comuns, o depósito possui áreas para estocagem de materiais específicos. “A sala fria, por exemplo, com a temperatura de 22ºC, conserva os componentes eletrônicos (sensores, transmissores e equipamentos de comunicação das turbinas e seus auxiliares) e borrachas para vedação das unidades geradoras e comportas da usina. Já os motores, eletrodos, entre outros componentes das turbinas, são preservados na sala quente, que pode chegar a 35ºC”, declara.

Esta peça nas mãos do almoxarife Silas Lobato é a válvula reguladora. Segundo Silas, ela parece uma ‘peça espacial’.

O depósito ainda conta com a área desumidificada, que é equipada com aparelhos que controlam a umidade do ar, e a área de estocagem, que é dividida em armazenamento de materiais como os produtos de limpeza utilizados pela equipe de serviços gerais e também os óleos de todos os equipamentos utilizados na usina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *