ARQUEOLOGIA – Conhecendo como viviam os antepassados

DSC06916Para a implantação de grandes empreendimentos, é preciso a realização de estudos arqueológicos para verificar se no local onde será feita a construção há vestígios de civilizações que viveram naquele lugar. Antes da construção da Hidrelétrica Santo Antônio e da formação do reservatório, a Scientia Consultoria, empresa especializada em arqueologia, fez o estudo em toda a área, encontrando 58 sítios arqueológicos, sendo 43 pré-coloniais e 15 sítios históricos.

 

Por se tratar de uma área próxima de um curso de água (o rio Madeira) e de cachoeira (a de Santo Antônio), já era esperado que fossem encontrados vestígios da presença humana – possivelmente povos indígenas – que viveram na região há milhares de anos. Também foram encontradas gravuras em pedras que hoje estão submersas. Essas gravuras foram fotografadas e copiadas por um sistema de decalque e estão guardadas no laboratório da Scientia Consultoria.

 DSC06920

Foram encontrados milhares de fragmentos de cerâmica, além de urnas funerárias. Todo este acervo, no futuro, será exposto em um local que permitirá a visitação pública. Além do legado representado pelos achados arqueológicos e paleontológicos (ossos de bichos que viviam na região) foi criado o curso de Arqueologia pela Universidade Federal de Rondônia, preparando esta mão de obra especializada – que não existia em Rondônia – para atender a legislação que determina as pesquisas precedendo as grandes obras.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *