Capela de Santo Antônio tem mirante para apreciação da hidrelétrica

Por do sol na Hidrelétrica vista da Capela de Santo Antonio

Diariamente dezenas de pessoas visitam a capela Santo Antônio em Porto Velho, isso ocorre há muitos anos, por se tratar de um ponto turístico histórico e de contemplação. Se antigamente as pessoas iam apreciar as corredeiras do rio Madeira, chamadas de cachoeira de Santo Antônio, hoje vão apreciar a Hidrelétrica de mesmo nome, construída no local a partir de 2008 e que ficará totalmente pronta em 2016, apesar de já estar gerando energia desde março de 2012.

 

Do mirante construído atrás da capela centenária, se vê a Casa de Força 1, o Vertedouro Complementar de três vãos e a entrada do Sistema de Transposição de Peixes (STO). De lá se avista, também, a cidade de Porto Velho “a 20 minutos de olhar”, como registrou o escritor Mário de Andrade em suas crônicas reunidas no livro “Turista Aprendiz”. Mário de Andrade, no entanto, estava em um barco atracado em Porto Velho e olhava na direção de Santo Antônio do Alto Madeira, na época (1927), município do Estado de Mato Grosso.

No local já existe uma estrutura de apoio ao turista, com locais para funcionamento de lanchonete e banheiros e que deve ser colocado à disposição do público ainda este ano.

 

Serviço: Para chegar ao local se vai pela rua Rogério Weber, sentido Centro – bairro, até uma pequena rótula, onde segue à direita pela estrada de Santo Antônio até o final dela. O trecho asfaltado termina em frente ao cemitério municipal, de onde segue cerca de 300 metros em estrada de terra, chegando à Capela de Santo Antônio.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *