Coleção “Peixes do Rio Madeira” conquista Prêmio Jabuti

A coleção “Peixes do Rio Madeira” (Editora Dialeto Latin American Documentary/2013) obteve a segunda colocação no 56° Prêmio Jabuti na seção “Ciências Naturais”. A publicação desvenda segredos, revela quase mil espécies e quantifica a impressionante diversidade de peixes do Rio Madeira, considerado um dos rios com a maior do mundo.

 

Dividida em três volumes, totalizando mais de mil páginas, a coleção destaca, entre as espécies do rio, algumas raridades ictiológicas (ramo da zoologia dedicada ao estudo dos peixes) das quais mais de 40 eram, antes do levantamento promovido pela Santo Antônio Energia, totalmente desconhecidas para a ciência. Também apresenta descrições técnicas, chaves de classificações, mapas de distribuição, hábitos alimentares, além de características gerais e fotos dos peixes.

 

A obra foi organizada pelos professores Luiz Queiroz, Gislene Vilara, Wiliam Ohara, Tiago Pires, Jansen Zuanon e Carolina Doria, com o patrocínio da Santo Antônio Energia, Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

 

Todos podem ter acesso à coleção. A versão em PDF está disponível no site http://www.santoantonioenergia.com.br/peixesdoriomadeira/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *