Crianças enxergam comunidade pela fotografia

Fotos feitas pelos alunos retratam a realidade que eles convivem
Fotos feitas pelos alunos retratam a realidade que eles convivem

Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Engenho do Madeira, no reassentamento Novo Engenho Velho, participaram durante o mês de fevereiro da oficina de fotografia “Um click na comunidade”. A oficina permitiu às crianças de nove a 13 anos o resgate a identidade da comunidade, identificando e registrando as sutilezas do cotidiano e a valorização da natureza.

Esta é mais uma ação do Programa de Educação Ambiental da Santo Antônio Energia ‘Eco do Madeira, executado pela ONG CPPT-Cuniã.

Segundo os monitores da oficina, Eulina Trindade e Lucas Carvalho, a ideia é que estes jovens, que já estão inseridos no uso das tecnologias – celular, internet – descubram e valorizem a comunidade onde vivem, mostrando a realidade do dia-a-dia, sob o ponto de vista deles, divulgando, através da fotografia o cotidiano, a família e os seus amigos.

A oficina começou com a história e noções de fotografia, além de dinâmicas de grupo e aulas práticas. Após a conclusão do curso, as fotos feitas pelos participantes foram transformadas em um vídeo que foi deixado na escola, para que os alunos possam assistir, além de  mostrar à família e amigos.

Segundo Lucas, alguns participantes da oficina mostraram aptidão para a fotografia e poderão desenvolver esta facilidade e usarem isso no futuro, “quem sabe para trabalhar com a fotografia ou mesmo como hobby”.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *