Estande mostra marcas dos antepassados em vestígios arqueológicos

Foto - CLERIS MUNIZ - Ag. Imagem News (6)
O acervo de peças arqueológicas desperta interesse

 

A vitrine contendo artefatos em cerâmica e pedra usados pelos primitivos moradores das margens do rio Madeira na região de Porto Velho, também está atraindo as atenções de quem visita o estande da Hidrelétrica Santo Antônio, no Porto Velho Shopping. São fragmentos de peças em cerâmica, que provavelmente eram usadas para guardar ou servirem alimentos. Também há lâminas de machados de pedra de vários formatos e adornos em pedra, para orelhas e lábios

Foto - CLERIS MUNIZ - Ag. Imagem News (7)
Lâminas de machado em pedra

As peças foram encontradas em alguns dos mais de 50 sítios levantados na área do canteiro de obras – onde foi construída a hidrelétrica – e ao longo do reservatório da usina, nas duas margens do rio Madeira e nas ilhas, além de doações de pessoas que encontraram peças e as tinham em seu poder.

Estão expostas peças e fragmentos recolhidos nos sítios Garbim e Morro dos Macacos (margem esquerda do rio Madeira) e na ilha Dionísio ou Niterói (no rio Madeira, próximo à foz do rio Jacy-Paraná). No futuro estas peças ficarão expostas para acesso público, possibilitando conhecer melhor a ocupação, os hábitos e o modo de vida das populações que residiam nesta parte da Amazônia.

Foto - CLERIS MUNIZ - Ag. Imagem News (10)
Jovens de todas as idades se interessam pelo acervo

O estande, que fica montado até o dia 9 de setembro, quarta-feira, é mais uma forma que a Santo Antônio Energia encontrou para divulgar o resultado da avaliação independente do IHA – International Hydropower Association, que atribuiu à hidrelétrica o maior número de notas máximas em sustentabilidade em comparação a todas as outras avaliadas em diversos países.

 

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *