Exposição de Arqueologia traz riquezas históricas aos moradores de Porto Velho

A Santo Antônio Energia realiza até domingo, dia 15 de maio, a exposição “Arqueologia no Alto Rio Madeira”, com peças resgatadas nos mais de 50 sítios arqueológicos encontrados na área da Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO).

Todo o material foi resgatado pelo Programa de Preservação do Patrimônio Histórico, Pré-Histórico e Arqueológico da empresa, iniciado em 2009. Mais de 130 fragmentos e artefatos arqueológicos fazem parte da exposição, que também conta com espaço lúdico para crianças, com jogo da memória de arqueologia, monitores capacitados para troca de informações e também mapas, ilustrações e outros materiais gráficos que remetem à história e localização dos sítios arqueológicos na região do rio Madeira.

A exposição é dividida em três grandes temas: “Caçadores e coletores”, “Povos ceramistas” e “Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”. No primeiro expositor, há materiais como pedra lascada, raspadores de couro, pilão e adornos, objetos característicos de populações nômades.

Representando os povos indígenas, há vasilhames em cerâmica para armazenar alimentos ou transportar água. Na exposição há também um vaso decorado, encontrado na ilha de Santo Antônio, também conhecida como “ilha do Presídio”. Ele é reproduzido em tamanho maior no centro do estande.

Da fase histórica, compreendendo o final do século 19 e início do século 20, estão vestígios das três tentativas de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. São cravos para fixação dos trilhos, um “pé-de-cabra” (servia para a retirada destes cravos), além de garrafas de bebidas e remédios de várias origens e fragmentos de louça, também de origens variadas.

Segundo Paulo Damião, diretor de Comunicação Corporativa da Santo Antônio Energia, o objetivo é difundir ainda mais os conhecimentos adquiridos nas fases de implantação e operação da hidrelétrica. “Apresentar as peças resgatadas durante as escavações oportuniza aos moradores conhecer um pouco mais da riqueza histórica da região de Porto Velho e Rondônia, que até bem pouco tempo eram desconhecidas do grande público”, ressalta.

Prestigie! Leve sua família! A entrada é franca e o estande está montado na praça rio Madeira, no Porto Velho Shopping!

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *