Festa da Mandioca mostra potencial de reassentamento

 

Festa da Mandioca 11062015 (46)
Vencedor que apresentou a maior raiz de mandioca

Mais de 200 produtores rurais da agricultura familiar participaram da 2ª Festa da Mandioca, realizada pela Emater com apoio da Santo Antônio Energia, na Escola Riacho Azul no reassentamento de mesmo nome, localizado na margem esquerda do rio Madeira, a 20 quilômetros do centro da capital.

Conforme dados da Emater, Rondônia produz 545.000 toneladas de mandioca por ano, sendo o município de Porto Velho o maior produtor. A média da produção no Estado, é de 60 sacas de farinha de mandioca por hectare. No reassentamento Riacho Azul, este número é de 100 sacas por hectare, sendo cada saca de 40 a 50 quilos. Há casos de famílias que registram produtividade de até 150 sacas de farinha por hectare.

 

A alta produtividade do Riacho Azul se deve à dedicação e ao trabalho das famílias e também ao plantio mecanizado da mandioca e à adubação. Se antigamente o plantio manual de um hectare demorava três dias, hoje é feito em menos de duas horas. A patrulha agrícola e os insumos foram entregues pela Santo Antônio Energia para a associação e a assistência técnica com o preparo do solo foi feita pela Emater.

 

Festa da Mandioca 11062015 (15)
Salgados preparados com mandioca

A festa do Dia da Mandioca também divulgou informações técnicas sobre o manejo e conservação do solo, prevenção de pragas e doenças e as fases do preparo da farinha, bem como sua classificação pelo tamanho do grão, cor e consistência. Os participantes também conheceram vários produtos feitos com mandioca: bolo, pudim, croquete, macarrão, pão de queijo, pizza, tortas salgadas, sequilhos, biscoitos, suco e sorvete.

 

Os momentos mais animados foram os concursos do descascador mais rápido de mandioca, rei e rainha da mandioca (para alunos da Escola Riacho Azul)  e o da maior raiz que premiou o agricultor Lucivaldo Monteiro que apresentou uma raiz de 4,52m.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *