Hidrelétrica Santo Antônio monitora a qualidade dos óleos das turbinas

A Hidrelétrica Santo Antônio monitora os óleos lubrificantes usados em todas as 50 turbinas da usina, o que garante a boa performance dos equipamentos e o aumento de sua vida útil. São dois milhões de litros de óleo.

Nos monitoramentos, realizados no Laboratório de Análises Químicas localizado na própria hidrelétrica, são verificados a qualidade do óleo, presença e concentração de metais como ferro, cobre e alumínio que podem ocasionar desgastes nas máquinas. Também são observados a cor, presença de água, viscosidade e nível de acidez que influencia no rendimento dos equipamentos. “Usamos aparelhos de alta tecnologia. Com estes trabalhos, garantimos que os óleos lubrificantes estejam sempre com boa qualidade, o que contribui para o perfeito funcionamento das turbinas”, explica o técnico químico industrial da hidrelétrica, Eliel Medeiros.

Após as análises laboratoriais, se for observada alguma alteração na qualidade do óleo, as equipes de Manutenção da hidrelétrica são avisadas para realizarem o tratamento. Se o material não puder mais ser usado nas turbinas, ele é levado por uma empresa especializada que faz o rerrefino do produto, ou seja, através de um processo industrial, faz a “reciclagem” da substância, tornando o óleo apto a ser reutilizado, voltando ao mercado, evitando que seja descartado no meio ambiente.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *