Homenagens ao rio Madeira

Por do sol no rio Madeira, em Porto Velho
Por do sol no rio Madeira, em Porto Velho

O Dia do Rio é comemorado hoje e a Santo Antônio Energia presta homenagens a todos os rios, especialmente o rio Madeira, que é a força motriz das turbinas da hidrelétrica.

Percorrendo 3.240 quilômetros, entre as nascentes nos Andes bolivianos e peruanos até sua foz no rio Amazonas, o rio Madeira é um dos principais rios do Brasil, é um dos cinco rios mais caudalosos do mundo e o 17º mais extenso do mundo. Seu nome foi dado devido a grande quantidade de troncos e galhadas que carrega consigo em cada cheia anual.

Sua importância estratégica e econômica foi descoberta pelos portugueses, que o navegam desde 1637. Hoje é uma importante via fluvial de transporte de cargas e passageiros, interligando os mercados produtores do centro-oeste e norte brasileiro aos mercados consumidores americanos, europeus, asiáticos e africanos.

O rio Madeira também é responsável por fornecer água para a geração de energia nas usinas hidrelétricas instaladas em seu leito. Na Hidrelétrica Santo Antônio, suas águas já movem 33 turbinas, gerando 2.355,40 Megawatts, enquanto outras 15 turbinas estão sendo preparadas para entrar em funcionamento até novembro do ano que vem.

Rio Madeira, importante na vida de todos
Rio Madeira, importante na vida de todos

As nossas homenagens a este rio tão importante a milhares de vidas que dependem de suas águas, que as habitam, seja no leito, seja nos barrancos que o margeiam e nas cidades – vilas, lugarejos, casas isoladas – que sacia a sede.

Leia mais sobre o rio na cartilha “Saiba Mais – Rio Madeira”, neste link: http://goo.gl/NKoYp0

A Hidrelétrica Santo Antônio agradece e homenageia o rio Madeira.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *