Livro apresenta breves histórias sobre Porto Velho

As origens dos entrevistados são as mais variadas
As origens dos entrevistados são as mais variadas

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o rio Madeira são apontados como os principais ícones de Porto Velho pelos 13 personagens do livro ‘Breves Histórias – Porto Velho 100 anos’ lançado pela Santo Antônio Energia. A edição especial e limitada faz parte das homenagens da Hidrelétrica Santo Antônio à capital rondoniense, que ano passado comemorou seu primeiro centenário.

 

Os textos foram baseados em entrevistas realizadas pela jornalista Marcela Ximenes, que ouviu historiador, jornalista, médico, ex-ferroviário, professora, guia de turismo, além de políticos. “Cada um fala de suas lembranças de Porto Velho, o que marcou mais, a sua relação com a cidade. São muitas experiências interessantes”.

 

Muitas histórias se confundem com a própria história de Porto Velho, como a do guia turístico João Ribeiro, que presenciou a chegada do 5º Batalhão de Engenharia e Construção, e a do ex-ferroviário Lord Brown cujo pai morreu trabalhando na lendária Madeira-Mamoré.

 

“O livro é uma homenagem merecida que decidimos fazer pelos 100 anos de Porto Velho, através de personagens que contribuem de uma forma ou de outra para a história da cidade”, destaca o diretor de Comunicação Corporativa da Santo Antônio Energia, Paulo Damião.

 

‘Breves Histórias’ tem apresentação do professor e historiador Aleks Palitot e entrevistas com o economista Anísio Gorayeb, o engenheiro Antônio Marrocos, o administrador César Zoghbi, o taxista Chiquinho, o jornalista Euro Tourinho, diretor do jornal Alto Madeira, o ator e jornalista Geovani Berno, o guia turístico João Ribeiro Nogueira, o ex-ferroviário Lord Brown, a professora Marilis Damasceno, o médico Samuel Castiel e a professora e historiadora Yêdda Borzacov.

 

Exemplares do livro serão distribuídos para as bibliotecas públicas, de escolas, universidades, além do público de relacionamento da empresa.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *