Log Boom – mecanismo a favor do ecossistema

O Rio Madeira tem uma característica muito interessante. Por nascer na Cordilheira dos Andes ele traz em seu caminho uma grande quantidade de sedimentos e materiais flutuantes, como folhas, troncos e galhos das árvores. Para garantir a qualidade da água, preservar o meio ambiente e proteger as turbinas da Hidrelétrica, a Santo Antônio Energia implementou o Sistema de Transposição de Troncos que possui como principal estrutura o Log Boom.

 

O Log Boom é um conjunto de boias em formato de tonéis, que sustenta painéis metálicos que vão desde a superfície da água até a profundidade de aproximadamente quatro metros. Essas boias são preenchidas com isopor e formam cordões flutuantes.

 

O sistema fica no reservatório para interceptar os troncos e galhos e direcioná-los para que passem pelo vertedouro principal da hidrelétrica e sigam o curso natural do rio. A partir do final do próximo ano, já estará em funcionamento o vertedouro de troncos, exclusivo para a passagem desses materiais.

 

Todos os dias o trabalho de manutenção é realizado com a retirada de troncos, galhos e vegetação que ficam presos na estrutura. Para se ter uma ideia são carregadas até oito balsas com 125 metros cúbicos diariamente! O material recolhido é devolvido para o Rio Madeira.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *