Monitoramento em tempo real atesta a qualidade da água do rio Madeira

A Santo Antônio Energia realiza o monitoramento da qualidade da água do rio Madeira em tempo real. O trabalho é feito diariamente, a cada 30 minutos, com duas sondas multiparâmetros localizadas próximo à hidrelétrica, a montante e a jusante da barragem, que geram dados que são enviados online para os gestores do trabalho. Os aparelhos conseguem constatar os níveis de ph (acidez), oxigênio, temperatura, turbidez e condutividade elétrica da água.

Segundo o biólogo Dario Pires, que é doutor em Biofísica Ambiental, desde quando este trabalho começou, ainda na implantação da hidrelétrica, em 2009, os monitoramentos não registraram nenhuma alteração que comprometa a qualidade da água do rio Madeira.  “Além deste monitoramento em tempo real, também fazemos, a cada três meses, os trabalhos de campo percorrendo de barco um trecho de 300 quilômetros do rio Madeira. Todos os estudos são importantes porque garantem o perfeito funcionamento do ecossistema aquático, bem como os múltiplos usos da água do rio Madeira”, explica o biólogo.

 

As sondas multiparâmetros ficam em plataformas flutuantes fixas no rio Madeira, com sistema de envio de dados via internet.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *