Novos transformadores asseguram o fornecimento de energia pela Hidrelétrica Santo Antônio

Três transformadores reservas chegaram à Hidrelétrica Santo Antônio neste mês. A função dos equipamentos é elevar a tensão da energia gerada pelas turbinas, reduzindo as perdas de energia pelas linhas de transmissão que fazem o percurso entre a hidrelétrica e a subestação Coletora de Porto Velho.

As dimensões dos transformadores são impressionantes. Cada um deles pesa 270 toneladas, o que equivale a 300 carros populares. Eles possuem sete metros de altura e 11 metros de comprimento. Os equipamentos serão acionados quando os transformadores que estão em operação na hidrelétrica necessitarem de manutenção preventiva ou corretiva. Segundo o coordenador de Manutenção, José Neto, um único transformador pode elevar a tensão de até quatro turbinas. “Estes novos equipamentos reforçam nosso compromisso de geração de energia para a sociedade, tendo em vista que quando precisarmos fazer alguma manutenção, teremos um aparelho reserva pronto para entrar em atividade”, explica.

Os transformadores reserva foram fabricados no município de Betim, em Minas Gerais, e todo os processos de montagem dos equipamentos e de realização de testes foram acompanhados por equipes da Santo Antônio Energia para garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos na hidrelétrica.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *