Oficinas restauradas

Mais uma etapa da restauração do acervo imóvel da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, foi concluída. A Santo Antônio Energia fez a entrega no dia 18 de dezembro das dependências das antigas oficinas, rotunda e girador, em uma área de 5.700 metros quadrados, recuperadas da ação do tempo e limpas dos vestígios dos sedimentos depositados no local na cheia histórica do rio Madeira.

 

As obras abrangem a substituição das telhas, reparo de estruturas metálicas danificadas pela corrosão, restabelecimento do funcionamento da drenagem interna, entre outras. A restauração foi iniciada em novembro de 2011 seguindo um projeto executivo aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.   A restauração das oficinas terminou em novembro de 2013, mas com cheia do Madeira o complexo ferroviário ficou submerso e quando as águas baixaram foi encontrado areia e lama. A limpeza dos sedimentos e a pintura das estruturas metálicas foram realizadas em outubro e novembro.

 

A entrega do imóvel foi feita pelo biólogo Kaio Ribeiro, da Gerência de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia. A Prefeitura de Porto Velho, que detêm a cessão do local, foi representada pelo coronel José Pimentel, secretário-Adjunto da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais e Defesa Civil e por Arlene Bastos Lisboa, chefe da Divisão de Patrimônio da Fundação Cultural.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *