Operadores da Hidrelétrica Santo Antônio participam de treinamento em simulador

Operadores da Hidrelétrica Santo Antônio seguem uma rotina de treinamentos frequentes para que reciclem seus conhecimentos e aperfeiçoem seus trabalhos na usina. Uma destas atividades de capacitação ocorre através do Simulador de Operação da hidrelétrica que, através de um sistema computacional, reproduz o funcionamento dos equipamentos principais, possibilitando recriar situações rotineiras como o desligamento de turbinas para a realização de manutenções preventivas, bem como as ações necessárias para religá-las. Também são treinadas as manobras para realização de intervenções corretivas e as comunicações entre os Integrantes da manutenção da usina e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Este tipo de exercício possibilita   avaliar e aprimorar o comportamento e as tomadas de decisões de cada Integrante diante dessas e de outras circunstâncias do dia a dia. “Este tipo de treinamento prático é importante para que possamos estar sempre preparados e aptos para qualquer tipo de procedimento”, revela um dos alunos do curso, o  operador Felipe de Sousa.

Este treinamento específico é realizado anualmente na Hidrelétrica Santo Antônio que  foi uma das pioneiras no Brasil a usar este tipo de sistema computacional para a capacitação dos operadores. Desde o início dos treinamentos, em 2016, mais de 50 Integrantes participaram dos exercícios no simulador que funciona no Centro de Qualificação Operacional da usina. As atividades deste ano serão encerradas no dia 31 de maio com a certificação de cerca de 30 operadores.

 

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *