Pedra Fundamental da Escola Casa Familiar Rural “Zilda Arns”será lançada em fevereiro

Projeto da escola foi feito por alunos do curso de Arquitetura, que venceram concurso
Projeto da escola foi feito por alunos do curso de Arquitetura, que venceram concurso

Ainda neste mês de fevereiro será realizada a solenidade para o lançamento da pedra fundamental para a construção da Escola Casa Família Rural “Zilda Arns”, que atenderá a comunidade do Projeto de Assentamento “Flor do Amazonas”, no município Candeias do Jamari, distante 20 quilômetros da capital Porto Velho. O evento está sendo agendado pelo Governo do Estado e a data será confirmada nos próximos dias, prevendo as presenças da presidente do Incra e do ministro do Desenvolvimento Agrário.

A Casa Familiar Rural (CFR) foi criada por padres na França entre 1885 e 1907. Aqui no Brasil o conceito chegou em 1974, no Paraná, oferecendo aos jovens do meio rural formação técnica e profissional em período integral, e ainda possibilitando o desenvolvimento do sentido de comunidade, espírito associativo e cooperativo. A Casa Familiar funciona em regime de alternância, ou seja, no período em que o aluno está na casa ele aprende sobre agricultura, pecuária, comercialização dos produtos, marketing, entre outros conceitos. Quando o jovem volta para sua família, ele aplica em sua propriedade rural os conhecimentos adquiridos e ainda recebe a visita de monitores que analisam se tudo está sendo colocado em prática da forma correta.

A CFR será construída pela Santo Antônio Energia com recursos do subcrédito social obtido junto ao BNDES. A casa ficará localizada em um terreno em Candeias do Jamari, cedido pelo Incra e a Prefeitura oferecendo o curso médio integrado, e receberá jovens da região que se tornarão técnicos em Agropecuária. A expectativa é de que as obras de construção da Casa Familiar Rural comecem ainda neste ano.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *