Pescadores de Jacy-Paraná conhecem Sistema de Transposição de Peixes da Hidrelétrica Santo Antônio

Pescadores de Jacy-Paraná e representantes das Secretarias de Desenvolvimento Ambiental e da Agricultura, Ministério da Pesca e Emater RO visitaram a hidrelétrica no último dia 4 de fevereiro. O objetivo era conhecer melhor o funcionamento do Sistema de Transposição de Peixes (STP) e ver de perto o canal semi natural, de aproximadamente um quilômetro, que permite que as espécies de peixes migradoras ultrapassem a barragem da usina, continuando seu ciclo natural da piracema rio acima.

 

Para o Sr. Joel Bina de Jesus, pescador com mais de 40 anos de experiência e membro da Associação dos Moradores e Pescadores de Jacy-Paraná, poder ter visto que existem peixes subindo pelo STP foi uma grata surpresa. “Nós que moramos lá em cima ficamos nos perguntando se os peixes vão conseguir passar pelo canal, para que nós possamos continuar pescando. Foi importante vir até aqui e ver pessoalmente que algumas espécies de peixes estão subindo”, declarou.

 

O grupo foi recebido pelo biólogo e Gerente de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, Guilherme Abbad, e pela Coordenadora de Sustentabilidade, Carolina Mariani, que fizeram uma apresentação com foco nas ações realizadas pela Santo Antônio Energia para a conservação da Ictiofauna (peixes) durante o processo de implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio.

 

 

 

 

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *