Pesquisas realizadas pela Santo Antônio Energia são compartilhadas com estudantes de Porto Velho

Documentário científico produzido durante pesquisas do Programa de Conservação da Ictiofauna é apresentado nas universidades de Porto Velho.

dois

As ações do Programa de Conservação da Ictiofauna da Santo Antônio Energia deram origem a um interessante documentário científico.
O vídeo, de 20 minutos de duração, foi feito no ano passado durante uma expedição de biólogos e pescadores que durante 20 dias percorreram de barco mais de 800 quilômetros da bacia do rio Madeira, de Rondônia até o Amazonas. Eles passaram pelos Lagos Sampaio e Cuniã, rios Manicoré, Marmelo, Puruzinho e Machado e ainda muitos igarapés. Em cada ponto coletaram peixes, ovos e larvas para a realização de pesquisas que apontaram as características de cada espécie como sexo, tamanho, peso, reprodução, hábitos alimentares e migratórios, com o objetivo de compreender este ecossistema amazônico.
Segundo a bióloga Marcela Velludo, analista Socioambiental da Santo Antônio Energia, estes monitoramentos de longo prazo, realizados desde 2009, servirão como base para o direcionamento de ações de conservação.

Para compartilhar o conhecimento adquirido nas pesquisas realizadas nestes oito anos, a Santo Antônio Energia está apresentando o documentário chamado “2 de Dezembro” – que é o nome do barco onde a última expedição foi feita- para os cursos de Biologia, Zootecnia, Gestão Ambiental, Agronomia, Veterinária e Engenharia Florestal das universidades de Porto Velho. Depois de assistirem ao vídeo, os alunos têm a oportunidade de participar de um bate papo e de esclarecerem dúvidas com a bióloga Marcela Velludo, que é doutora em Ciências, com ênfase em Ecologia e Recursos Naturais.
Iniciada na semana passada, a exibição do vídeo já ocorreu na Fimca, São Lucas e Uniron com a participação de mais de 400 estudantes e professores que estão aprovando a iniciativa. “Adorei o documentário e poder participar dessa conversa com a bióloga foi fundamental para enriquecermos nosso conhecimento”, declarou o professor de Biologia da Uniron, Marcos André.
A próxima exibição está marcada para o dia 20 de setembro, na Faro, para os estudantes do curso de Engenharia Florestal.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *