Pioneirismo! Hidrelétrica Santo Antônio vai ganhar simulador de operação de usina

A Hidrelétrica Santo Antônio irá inaugurar, em 26 de novembro, um Centro de Qualificação Operacional que terá como destaque um Simulador de Operação de Usinas. O projeto, desenvolvido pela Santo Antônio Energia no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vai proporcionar inovação na capacitação e treinamento de operadores de hidrelétricas.

O simulador é uma versão inédita no país na área de geração de energia hidrelétrica. Ele proporcionará ao profissional vivenciar situações rotineiras e críticas no dia a dia da operação da usina, em ambiente virtual, dinâmico e interativo. Antes do desenvolvimento deste simulador, a capacitação e o aperfeiçoamento do operador ocorria de forma teórica, cujo aprendizado prático se dava apenas no cotidiano, com o enfrentamento de situações críticas reais, o que poderia colocar em risco a eficiência da usina ou até mesmo o desempenho do sistema elétrico. “Com este simulador, estas situações são apresentadas para os operadores em um ambiente paralelo e idêntico ao da hidrelétrica, preparando-os antecipadamente para resolver, com eficácia, eventuais problemas que possam ser enfrentados na vida real”, explica Amauri Alvarez, gerente de Engenharia e Planejamento de Operação da Hidrelétrica Santo Antônio.

Ricardo Barbi, diretor Comercial e Regulatório da Santo Antônio Energia, é o responsável pelo Programa de P&D na empresa. Ele explica que o simulador contou com investimentos da ordem de R$ 5,5 milhões e foi desenvolvido em um prazo de 32 meses. “Este é um dos seis projetos que compõem atualmente a carteira de P&D da Santo Antônio Energia. Acreditamos que esta ferramenta será valiosa na capacitação e qualificação profissional dos nossos operadores ”, declara Barbi.

 

A simulação

Segundo Amauri Alvarez, “o equipamento não simula apenas situações enfrentadas pela usina, mas também pelo sistema elétrico ao qual a Hidrelétrica Santo Antônio está conectada”. Na prática, e de maneira bastante eficiente, o simulador apresenta ao operador em treinamento, cenários de contingências operacionais que poderão, algum dia, ser efetivamente enfrentados pelos operadores.

O simulador é um avançado sistema computacional que reproduz virtualmente o funcionamento dos equipamentos principais e auxiliares da Hidrelétrica Santo Antônio. Ele mantém, fielmente, todas as características operacionais, fazendo interface gráfica com o operador no Sistema Digital de Supervisão e Controle (SDSC), o mesmo utilizado na Sala de Controle da usina.

Outro importante diferencial desta tecnologia é que ela apresenta aos operadores três situações distintas – normais, urgência e emergência -, garantindo assim não apenas o funcionamento da hidrelétrica, mas também a segurança das pessoas e dos equipamentos, padronizando técnicas operativas que passam a fazer parte dos procedimentos.

O equipamento possui a mesma configuração da sala de controle da Hidrelétrica e foi idealizado pela Gerência de Operação e Manutenção da concessionária, desenvolvido em parceria com a Fundação Ezute, instituição especializada na elaboração de pesquisa e projetos para sistemas tecnológicos, com participação intensiva dos profissionais da área de Normatização e Treinamento da Hidrelétrica Santo Antônio.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *