Plantar para colher

A comunidade de Cujubim Grande, localizada a 40 quilômetros de Porto Velho, é famosa pela agricultura familiar – com destaque para o cultivo de frutas como açaí, abacaxi, acerola, cupuaçu, cajá, maracujá e manga. A produção é comercializada na própria comunidade ou em pequenos mercados de Porto Velho. Porém, os agricultores sofriam com a perda de parte da produção devido à falta de uma cadeia comercial estruturada.

 

Pensando nisso, a Santo Antônio Energia apoiou a construção de uma agroindústria de produção de polpa de frutas, que será administrada pela Cooperativa de Agroextrativismo do Médio e Baixo Madeira (Coomade), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico da região.

 

A agroindústria contará com uma área de processamento com câmaras frias, setor de embalagens, armazenamento e laboratório. Já a área administrativa terá escritórios, vestiários, depósito e copa. Além disso, a Santo Antônio Energia contratou a Fecomércio para capacitar a comunidade com cursos que começaram no início do ano passado e que ensinam desde o planejamento da parte administrativa, como a gestão de negócios e contabilidade, até a produção com aulas de operação de caldeireiras e câmaras frias, higienização e armazenamento dos alimentos.

 

A obra já está com mais da metade dos serviços concluídos e é um dos trabalhos do Programa de Ações à Jusante da concessionária, inserido no Programa Básico Ambiental. A expectativa é que a agroindústria esteja pronta até o final do ano.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *