Prevenção – Parceria inédita entre a Hidrelétrica Santo Antônio e a Defesa Civil

Hidrelétrica Santo Antônio e Defesa Civil de Porto Velho firmam parceria
Hidrelétrica Santo Antônio e Defesa Civil de Porto Velho firmam parceria

Representantes da Santo Antônio Energia e da Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil (Sempedec) firmaram parceria que irá contribuir para os trabalhos da secretaria relacionados ao monitoramento de eventuais cheias do rio Madeira e, consequentemente, com as ações de prevenção.

A Santo Antônio Energia irá compartilhar com a Defesa Civil as informações de vazão do rio que é monitorado diariamente pela concessionária, em onze pontos que vão desde o rio Beni, na Bolívia, até Humaitá, no Amazonas. O secretário da Sempedec, Vicente Bessa, confirmou que o compartilhamento de dados de monitoramento e previsões  irá facilitar os trabalhos do órgão. “A interação é importante. Estes dados facilitarão nossas ações para que possamos agir com antecedência nos procedimentos preventivos, evitando transtornos à população”, esclareceu.

Durante a reunião foi explicado que a Hidrelétrica Santo Antônio é a fio d´água, não tendo seu reservatório capacidade para armazenamento das vazões do rio, ou seja, toda água que chega na barragem passa por ela. A Defesa Civil também se inteirou sobre como é feita a operação da hidrelétrica, que já possui 35 turbinas em operação comercial, e os eficientes sistemas de segurança da barragem.

Para o diretor de Operações da concessionária, Dimas Maintinguer, a parceria visa estreitar o relacionamento com a Defesa Civil. “Estamos nos aproximando ainda mais da Defesa Civil, disponibilizando informações periodicamente para que as providências da secretaria possam ser tomadas com antecedência, evitando qualquer transtorno relacionados à eventuais cheia do rio”,  concluiu o diretor.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *