Rosinha tem o coração na usina

Rosinha lidera um grupo de 20 homens
Rosinha lidera um grupo de 20 homens

Ela é líder de uma equipe formada por 20 homens, motoristas de caminhões pesados (Scânia, RK, pipa e carreta), que movimentam terra, rocha, equipamentos, além de jogar água para reduzir a poeira nas vias de circulação na obra. Rosimar Ferreira Silva, a “Rosinha Coração”, acreana de Rio Branco, mas há 22 anos na capital de Rondônia é a responsável pelo transporte pesado na área de Terra e Rocha do Consórcio Santo Antônio Civil (CSAC) que conclui a construção da Hidrelétrica Santo Antônio.

 

Início da obra (Fotos Elienio Nascimento)
Início da obra (Fotos Elienio Nascimento)

Rosinha sai de casa, no bairro Três Marias, zona leste da cidade e às sete já está reunida com a equipe para fazer o TDSSTMA (Treinamento Diário Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente) e distribuir o serviço, colocando os caminhões com as escavadeiras, o caminhão pipa para circular em tal setor e a carreta para transportar equipamento. A todos ela se dirige usando a expressão “Coração”. “Coração, hoje você vai para a [margem] direita” ou “Coração, você vai buscar o [trator de] esteira na oficina e levar para a ensecadeira”…

 

Ex-secretária e telefonista do Campus II da Uniron, foi quem recebeu o pessoal da Odebrecht quando foram instalar o Programa de Qualificação Continuada “Acreditar”, que funcionou naquele prédio. Com a sua simpatia, foi logo convidada a trabalhar “na usina”. Vendo a oportunidade de realizar um sonho, disse que gostaria de ser motorista de caminhão, que já sabia dirigir, mas não tinha experiência. Fez um teste e começou o Curso Acreditar. Fez parte das primeiras turmas de motoristas. Era uma das cinco mulheres motoristas de caminhão fora de estrada.

 

Rosinha Coração diz estar feliz com o trabalho, pois faz o que gosta. Já recebeu convites para ir trabalhar em outras barragens que estão em construção, “mas quero terminar o que comecei aqui”. Ela conta que tem orgulho quando leva a filha de cinco anos na Capela Santo Antônio (ponto turístico ao lado da Hidrelétrica Santo Antônio) e de lá mostra onde trabalha. “Mostro com orgulho o que estou ajudando a construir”.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *