Santo Antônio Energia entrega patrimônio arqueológico para a Universidade Federal de Rondônia

A Santo Antônio Energia concluiu na última semana o repasse e a guarda para a Unir de todo o acervo arqueológico encontrado durante a construção da hidrelétrica.

Os mais de 300 mil artefatos catalogados, como vasos de cerâmica, instrumentos e adornos produzidos por indígenas e peças da época da instalação da ferrovia Madeira-Mamoré, foram transferidos com todos os cuidados para o novo prédio da reserva técnica da Unir, em Porto Velho. Os objetos representam 15 sítios arqueológicos do período colonial e republicano e 43 sítios do período pré-colonial.

Santo Antônio Energia entrega patrimônio arqueológico para a Universidade Federal de Rondônia

Todo o material estava armazenado em Porto Velho, na sede da consultoria de arqueologia Scientia, contratada pela Santo Antônio Energia para cuidar do acervo. A partir de agora, estão abrigados em um novo prédio da Unir que foi financiado pela SAE. “Durante a construção da hidrelétrica, uma competente equipe de arqueólogos desempenhou um trabalho de extrema importância na descoberta e na conservação de um riquíssimo material arqueológico localizado às margens do rio”, explica  Kaio Ribeiro, coordenador de Meio Ambiente da SAE. “Hoje, o acervo está sendo repassado para a Unir, para dar seguimento às pesquisas e melhorar o conhecimento dos povos que habitaram nossa região no passado”, acrescenta.

De acordo com pesquisas, há registros de ocupações humanas na região de Porto Velho de 10 mil anos atrás. Após estas primeiras ocupações por populações nômades, que viviam da coleta, pesca e caça de produtos silvestres, ocorreu gradualmente um aumento populacional; nesse momento foram introduzidas práticas agrícolas com o desenvolvimento das sociedades indígenas. De grande diversidade cultural, todo o processo está refletido no registro arqueológico gerado durante as pesquisas de arqueologia

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *