Santo Antônio Energia obtém nova licença de operação que vai beneficiar diretamente Rondônia e Acre

LT RO AC (4)Com a licença recém-expedida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a concessionária está autorizada a operar sua Linha de Transmissão de 230 KV. Com ela, será possível a Hidrelétrica Santo Antônio disponibilizar para Rondônia e Acre diretamente a energia gerada pelas seis turbinas adicionais que entrarão em operação comercial este ano.

 

“Serão aproximadamente 400 Megawatts destinados prioritariamente aos dois estados, o que representa aproximadamente 60% de toda a energia consumida atualmente por ambos”, explica Dimas Maintinguer, diretor de Operações da hidrelétrica. Segundo o executivo, esta situação trará uma maior estabilidade elétrica ao sistema de energia da região, possibilitando um ambiente mais favorável para receber novos investimentos e projetos que promovam o desenvolvimento local.

 

Linha de Transmissão (LT) de 230 KV começou a ser construída em abril de 2015

 

A Linha de Transmissão de 230 KV, com 20 quilômetros, parte da hidrelétrica e chega até a subestação da Eletronorte (PV1), na BR 364. A construção da linha é um investimento da Santo Antônio Energia. Possui 42 torres, com altura variando de 26 metros ao valor máximo  de 76 metros, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental de áreas desmatadas, preservando áreas de florestas existentes. A parte mais desafiadora da construção da linha foi a instalação das torres próximas à  hidrelétrica, que necessitou o uso de barcos para atravessar os cabos por cima do rio Madeira.

 

A instalação da linha também exigiu um Plano de Controle Ambiental de Gestão de Resíduos e pesquisas de avaliação arqueológica ao longo de toda a sua extensão, atendendo as exigências da legislação de proteção ao patrimônio arqueológico nacional. “Os estudos abrangeram escavações e análise de sedimentos nas áreas onde estão localizadas as torres, que não apontaram a existência de qualquer vestígio arqueológico”, ressalta Guilherme Abbad, gerente de Sustentabilidade da hidrelétrica.

 

A instalação da Linha de Transmissão de 230 KV foi concluída em dezembro. No momento, estão sendo finalizadas as obras da subestação que devem terminar em março deste ano, para que a partir de abril, tenham início os testes da linha para que ela comece a operar ainda em agosto deste ano.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *