Saúde Indígena – DSEI de Porto Velho recebe Casa de Saúde Indígena reformada

Sede da Casai reformada
Sede da Casai reformada

A Casa de Saúde Indígena (Casai) de Porto Velho está de cara nova. O espaço, que abriga indígenas em consultas ou tratamento médico na cidade, foi totalmente reformado e teve  a capacidade ampliada de 36 para 76 leitos.

 

Evento de entrega da reforma
Evento de entrega da reforma

As obras do prédio abrangeram a construção de novos observatórios, enfermaria, lavanderia, local para destinação de resíduos, estação de tratamento de esgoto, guarita e depósito. A cozinha ficou mais espaçosa, as instalações hidráulicas e elétricas foram refeitas e o pátio externo ganhou urbanização. “A reforma foi muito importante porque recebemos diariamente cerca de 70 indígenas e seus acompanhantes, de Rondônia e de fora do Estado, que agora estarão acolhidos em um espaço mais amplo e com mais conforto”, declara o chefe da Casai, Alcimar Galvão.

 

A obra é mais uma ação do Programa Indígena da Santo Antônio Energia que existe desde 2009 estabelecendo ações de mitigação de impactos aos povos indígenas sob influência indireta da hidrelétrica. Este ano, além da execução da reforma da Casai, as ações da concessionária envolveram a entrega de materiais educativos como livros, jogos, painéis, mobiliário e até um barco que já estão sendo usados  pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Porto Velho nas atividades socioeducativas sobre saúde bucal, planejamento familiar e nutrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *