Segurança com tecnologia de ponta

Os dados são coletados em campo e transferidos para o computador
Os dados são coletados em campo e transferidos para o computador

Uma caneta bem diferente das que estamos acostumados a usar está ajudando nas atividades da equipe de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSTMA) da Hidrelétrica Santo Antônio. Conhecida como O’pen, a caneta esferográfica digital alia praticidade e agilidade nas atividades dos técnicos. Com a O’pen, o trabalho dos técnicos ganhou inúmeras vantagens, pois possibilita o envio dos dados em tempo real – o que ajuda na elaboração de tabelas, gráficos e relatórios. A caneta pode ter o uso sincronizado com computadores, celulares e smartphones através de conexões sem fio e USB.

Com o sistema SSTMA, o trabalho de campo que antes era realizado por um técnico que utilizava caneta esferográfica comum e formulários de check-list para depois ser digitado, tabulados e só então transformados em informações foi informatizado, o que possibilita a otimização de tempo em 30% e mais qualidade do trabalho.

Agora cada técnico trabalha com uma caneta inteligente que possui tinta, mas que escreve em um papel especial. Ao término da inspeção, os dados são gravados nas canetas, descarregados através do Bluetooth e o servidor decodifica os dados manuscritos, tabula e transforma em gráficos com indicadores gerenciais que ficam disponíveis para as tomadas de decisões pela gerência.

A utilização da caneta digital concedeu à Hidrelétrica Santo Antônio o título “Ferramenta Prevencionista”, outorgado pela Agência Brasil de Segurança (ABS). Anualmente, a Agência premia empresas que inovam nas áreas de gestão de saúde e segurança do trabalho, meio ambiente industrial e de prevenção e combate a incêndios e emergências.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *