Sustentabilidade e valores da cidade expostos no Porto Velho Shopping

Estande IHA
Maquete do estande

Frequentadores do Porto Velho Shopping terão a oportunidade de conhecer iniciativas na área de responsabilidade socioambiental. Algumas delas já são praticadas pela Hidrelétrica Santo Antônio, o que contribuiu para que ela obtivesse o maior número de notas máximas em sustentabilidade, de acordo com a IHA – International Hydropower Association, uma das mais conceituadas entidades em todo o mundo.

Crianças e jovens contarão com as seguintes atrações

  • Muro para escalada
  • Área para desenho e pintura
  • Painel para fotos (selfies)
  • Aquário com peixes robotizados, que serão sorteados ao final de cada dia
  • Vitrine com peças arqueológicas encontradas nas áreas do canteiro de obras e reservatório da Hidrelétrica
  • Maquete de uma miniatura de trem, similar àqueles que trafegavam na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Esta não é a primeira iniciativa da Hidrelétrica Santo Antônio com a população, no sentido de compartilhar conhecimento, e não será a última. Eventos semelhantes foram organizados para mostrar as atividades que envolviam a construção de uma hidrelétrica; descobertas arqueológicas; resgates de peixes e animais; exposição de artistas locais.

Por iniciativa da Hidrelétrica Santo Antônio, no mesmo shopping, em outubro de 2012, foram expostas as obras produzidas nas oficinas de artes plásticas “Geração Criativa”, realizada pelo artista plástico Mikeliton Alves, reunindo crianças e jovens ribeirinhos das comunidades do distrito de Jacy-Paraná, Vila de São Sebastião e dos reassentamentos de Vila Nova de Teotônio e Riacho Azul. Junto com a exposição houve rodas de bate-papos com formadores de opinião de Porto Velho, que falaram sobre Artes Plásticas, História, Comunicação e Cultura.

Mais recentemente, em novembro de 2014, no Parque da Cidade, ao lado do shopping, a empresa patrocinou a 1ª Festa do Madeira, com o objetivo de difundir os valores locais na cultura e culinária.

“Ser considerada a melhor hidrelétrica hoje em sustentabilidade é um orgulho e satisfação que devem ser compartilhados. Por este motivo, mantendo uma tradição que já faz parte do espírito da nossa empresa, decidimos montar um espaço interativo, acessível, onde crianças e jovens poderão conhecer um pouco mais sobre sustentabilidade e, ao mesmo tempo, se divertir”, ressalta Paulo Damião, diretor de Comunicação Corporativa da Santo Antônio Energia.

Avaliação Independente do IHA

Muitas das práticas adotadas pela empresa durante a construção e também na operação, que teve início em março de 2012, foram levadas em conta nesta avaliação, que analisou projetos em diversos países. “Este reconhecimento é resultado do comprometimento de toda a nossa equipe e reflete a opinião dos inúmeros portovelhenses que foram ouvidos pela entidade”, destaca Guilherme Abbad, gerente de sustentabilidade da Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e operação da hidrelétrica.

A IHA – International Hydropower Association – é uma organização sem fins lucrativos, fundada há quase 20 anos, com o suporte da Unesco e que mede a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos e a Hidrelétrica Santo Antônio alcançou, entre todos os projetos analisados, o maior número de notas máximas na categoria Implantação em avaliação realizada pela organização.

A avaliação é feita com base em quatro modelos de protocolo: projetos em estágio inicial, em preparação, implantação e operação. A Hidrelétrica Santo Antônio foi contemplada no protocolo implantação após análise de 20 tópicos baseados em diferentes quesitos: avaliação, gestão, comunicação com stakeholders, apoio das partes interessadas, concordância, conformidade e resultados. E todos os tópicos exigem documentação técnica, entrevistas internas e externas, além da comprovação das evidências em sustentabilidade.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *