Tecnologia: nova aliada dos Cartógrafos

Nesta quarta-feira, 6 de maio, é comemorado o Dia do Cartógrafo. Você sabe em que este profissional trabalha? O engenheiro cartógrafo é responsável pelo planejamento, organização, projeto, orientação, direção e a fiscalização das diversas modalidades de levantamentos, além do processamento e análise dos dados coletados, bem como pela visualização e reprodução de informações geográficas.

Entre as atividades desta profissão estão o mapeamento, que são fundamentais para planejar, elaborar e executar qualquer projeto de engenharia. Atualmente a área de geoprocessamento tem se transformado em um grande campo de atuação, onde se elabora e mantem os bancos de dados geográficos.

Chegou na frota de Cabral

O Dia do Cartógrafo foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia em referência à data do mais antigo trabalho cartográfico registrado no Brasil: quando o Mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da Baía Cabrália, atual Porto Seguro. O documento foi enviado a Portugal, juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, informando ao rei, D. Manuel I, dando conta do achado.

Na Hidrelétrica Santo Antônio

Na Santo Antônio Energia, a Cartografia é usada, além da fiscalização de trabalhos topográficos de demarcação das linhas que definem o reservatório, na Área de Preservação Permanente – APP e nas propriedades afetadas pelo empreendimento; na elaboração de planos de mapeamentos, implantação e manutenção do Sistema de Informações Geográficas – SIG; elaboração de mapas e cartas à partir de dados cartográficos para atender às demandas de todos os setores da Santo Antônio Energia e no atendimentos aos órgãos públicos e ambientais envolvidos.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *