Tema do Dia Internacional da Saúde alerta para a segurança alimentar

O tema do Dia Mundial da Saúde deste ano é “A Segurança Alimentar”. Para alertar a população quanto a uma alimentação sadia, estão sendo feitos alertas sobre alimentos não seguros, que podem levar à morte cerca de dois milhões de pessoas por ano, a maioria delas crianças. Os maiores perigos são as bactérias nocivas, vírus, substâncias químicas, que são responsáveis por mais de 200 doenças que vão desde diarreias ao câncer, segundo o Conselho Federal de Nutrição.

 

Uma agricultura livre de práticas nocivas à saúde das pessoas é o que está sendo incentivado nos reassentamentos rurais construídos pela Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia. Para isso, os reassentamentos fazem parte do Programa de Remanejamento da População Atingida da Santo Antônio Energia. O programa garante, por meio da Emater, assessoria social e ambiental para as famílias que são orientadas para o plantio, colheita de tubérculos, verduras, olerícolas, além da criação de pequenos animais e piscicultura. Neste mesmo programa, a concessionária repassou às associações atendidas patrulhas agrícolas, calcário e adubo para o estímulo às atividades de agricultura.

 

Em Santa Rita e Morrinhos, na margem direita do Madeira, e Novo Engenho Velho, Riacho Azul e São Domingos, na margem esquerda, há uma produção crescente de hortigranjeiros com destino certo: as mesas dos porto-velhenses. As vendas são feitas, principalmente, na Feira “Sabor do Campo”, que é realizada regularmente na capital de Rondônia.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *