Transformador de 500 kV pronto para entrar em funcionamento

(Foto Artur Bragança)
(Foto Artur Bragança)

Equipe técnica da Santo Antônio Energia já concluiu os testes de comissionamento do último transformador elevador 13,8/500 kV que servirá para elevar a tensão da energia produzida nas Unidades Geradoras (turbinas) 41, 42, 43 e 44 da Hidrelétrica Santo Antônio, permitindo que essa energia seja enviada, via Linhas de Transmissão (LT), para o Sistema Integrado Nacional.

Entre montagem e comissionamento, com testes de segurança e energização, foram 90 dias de trabalho, envolvendo equipes das empresas fornecedoras dos equipamentos, como a Alston, Siemens, além de técnicos do Grupo Industrial do Complexo Rio Madeira – Gicom, Consórcio Construtor Santo Antônio – CCSA, Construtora Norberto Odebrecht e da própria Santo Antônio Energia.

O Operador Douglas Moraes, que coordenou a equipe de testes para a energização, disse que este é o último transformador de 500 kV. “Todos os testes ocorreram conforme o programado e foram satisfatórios. Teremos agora a instalação de mais dois transformadores de 13,8/230 kV cada um, que receberão a energia que será gerada pelas turbinas adicionais, que formam o total final de 50 turbinas nesse empreendimento.”

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *