Última etapa de concretagem da Hidrelétrica Santo Antônio

Nos próximos quinze dias será iniciada a construção do último bloco de fechamento da Hidrelétrica Santo Antônio. A Santo Antônio Energia e o Consórcio Construtor Santo Antônio realizarão o lançamento do concreto para implantar a última estrutura de fechamento do barramento da hidrelétrica chamada de barragem de gravidade.

 

As barragens de gravidade são constituídas por uma parede de betão (concreto) que resiste pelo próprio peso à impulsão da água. Esta barragem, unirá o eixo de todas as estruturas da margem esquerda (composta pelo vertedouro principal e Casas de Força 2 e 3) com as construções no leito do rio, que abrigam as Casas de Força 4 e 5 e o Sistema Extravasor de Troncos, incluindo todas as obras já concluídas e em operação da margem direita do rio Madeira.

 

A obra, que começa a ser construída para o fechamento da barragem, terá uma altura aproximada de 45 metros, o que equivale a um prédio de 15 andares.

 

“Para nós da equipe de Construção é um momento único porque consolida o compromisso com as metas estabelecidas no cronograma de obras que possibilitará o enchimento do recinto e a geração de energia das 18 máquinas instaladas no leito do rio Madeira, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2015”, afirma o engenheiro Antônio de Pádua Guimarães, Diretor Técnico da Santo Antônio Energia.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *