Um laboratório com tecnologia de ponta

Técnico testa a qualidade do óleo uado nas turbinas
Técnico testa a qualidade do óleo uado nas turbinas
Lab. oleo 01
Viscosidade, presença de água e a presença de metais no óleo são verificados no Laboratório

Desde o mês de maio a Hidrelétrica Santo Antônio conta um laboratório de análise de óleo e de calibração, onde são realizados experimentos para o monitoramento da qualidade do óleo que é usado nas turbinas e nos transformadores da hidrelétrica. Os testes são realizados para detectar metais no óleo, além da viscosidade e presença de água no lubrificante.

 

Para a realização desses testes são usados aparelhos tecnológicos de última geração como o Spectroil, que faz análise por emissão atômica; o Titulador, que verifica a presença de água no óleo e o Viscosímetro, que identifica a viscosidade, entre outros.

 

No local são realizados também ensaios físicos, químicos e microbiológicos, além de manter um banco de dados digital sobre as condições referentes ao uso de óleo em cada Unidade Geradora.

 

A Hidrelétrica Santo Antônio está buscando a certificação ISO 9001 do Laboratório de Qualidade do Óleo. A ISO 9001 é o reconhecimento da aplicação de um conjunto de normas de funcionamento – saúde ocupacional, meio ambiente e de segurança – que aumenta a gestão da qualidade do serviço e economia de recursos.

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *